segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A JOGADA FINAL

Começa hoje, aquela que será a minha crónica semanal sobre cada jornada da BWIN LIGA. Será feito aqui o balanço de cada jornada, os resultados, os casos, as surpresas, entre outras coisas mais.

Começando pelo jogo de sexta-feira que opôs Leiria e Braga, era um jogo bastante importante para duas equipas, um Leiria a precisar de pontos urgentemente para fugir da linha de descida e um Braga que vinha de uma vitória esmagadora, perante o Sporting e que se acreditava que tinha sido dado o mote para a recuperação na tabela, de uma equipa que se propôs a lutar pela Europa e que tinha o aliciante de ter um novo treinador. Foi um jogo bastante disputado na 1ª parte em que qualquer uma das equipas poderia marcar, a União inclusive desperdiçou uma grande penalidade. Na segunda parte, o jogo continuou equilibrado, apesar de algum ascendente do Braga, o jogo acabaria por terminar com um 0-0 que se aceita por aquilo que foi o jogo.


No sábado assistimos a mais dois jogos, em que entravam em acção os dois rivais de Lisboa.

Começando pelo Sporting que se deslocou ao estádio do mar para defrontar o Leixões assistimos há mesma coisa que se verificou em Braga, uma equipa desgarrida, a entrar mal no jogo e para piorar a situação, a mudança de sistema táctico de um 4-4-2 para um 4-2-3-1, que não veio melhorar nada o jogo do SCP e tal como em Braga o SCP sofre um golo logo ao inicio, com um autogolo de Abel mas em que Rui Patrício também não ficou muito bem na fotografia ao socar a bola para a frente. A perder Paulo Bento tira Ronny e põe Purovic, com a equipa de Bento a melhorar, substancialmente, de referir que na primeira parte o Leixões apesar de ter jogado bem, não fez um único remate à baliza. Na segunda parte o SCP melhorou, criando muitas mais oportunidades, mas encontrando sempre no seu caminho um muro chamado Beto, que quase sempre se mostrou intransponível, mas é claro que o Leixões não deixou de jogar e até criou algumas oportunidades, mas com o passar do tempo, o SCP ia encostando o Leixões para a sua defesa, até que depois de criar tantas oportunidades, chegou ao golo por Purovic ao minuto 88. O jogo viria a terminar empatado, pelo número de oportunidades que o Sporting criou, pode-se considerar o resultado injusto, mas acaba por ser um castigo pela forma como o SCP voltou a entrar em campo, sem ideias.

Vamos agora falar do outro clube da segunda circular, que se deslocou a Coimbra para defrontar a Briosa, com começar do jogo, parecia que ia acontecer, o mesmo que se passou com o SCP, visto que o Benfica também, começou a perder logo ao inicio com um golo de Lito, mas puro engano, o Benfica não se abalou e partiu logo para cima do adversário, empantanado, quase de seguida por Rui Costa num livre directo, em que Ricardo pareceu mal batido, a partir desse momento só deu Benfica que carregou sobre o seu adversário. O Benfica viria a pôr-se em vantagem, mesmo acabar, com um golo de calcanhar de Luisão, mas que apesar do bom gesto técnico, Ricardo, voltou a ficar mal na fotografia, o Benfica voltaria a marcar por Adu, em que novamente quem se destacou foi Ricardo pela negativa. O jogo acabou com um 3-1 favorável ao Benfica, que tem vindo a subir de forma e castiga uma Académica muito má em campo.

Nos jogos de domingo a Naval conseguiu derrotar o Marítimo, uma vitória importante, na medida em que permite à equipa da Figueira da Foz somar 3 pontos importantes rumo à manutenção, que tem melhorado desde que Ulisses Morais pegou na equipa e um Marítimo que tem vindo a descer de forma depois de um bom inicio de campeonato, ficou também visto neste jogo que quem defende bem obtém resultados e que quem ataca à toa, sem organização sai penalizado. No outro jogo de inicio de tarde, o Paços derrotou o Nacional, um jogo intenso, de muita luta, mas que quem saiu mais forte foi a equipa de Paços de Ferreira, fruto do seu golo madrugador.

Chegámos finalmente ao jogo que prometia ser um dos melhores da jornada, o Porto bi-campeão que tinha perdido quatro pontos nas duas últimas jornadas e que estava sob pressão depois da vitória do Benfica e um Setúbal que ainda não tinha perdido, esta época. Mas todos estes aliciantes não passaram de meras expectativas, com o Porto a inaugurar, o marcador logo de inicio, pelo suspeito do costume, Lisandro Lopez, só dando Porto a partir desse momento, com oportunidades suficientes para ter uma vantagem esmagadora sobre o adversário, o Setúbal, jogou mesmo muito mal e apesar do Porto ter jogado muito bem, isso não serve de desculpa, porque uma equipa que tinha vindo a jogar jogar muito bem desde o inicio da temporada, com um empate em Alvalade que até podia ter sido uma vitória devido à grande exibição da equipa do Sado e também o facto desta mesma equipa do Sado ter eliminado o Benfica da taça da liga em que tinha sido a equipa mais forte no conjunto das duas mãos, no Dragão pareceu uma equipa de amadores. O Porto viria a dar o golpe final ao minuto 86 por Quaresma, em que Eduardo não se livra de culpas neste lance. Referência ainda para a não marcação de uma possível grande penalidade em Robson parece ter derrubado Lisandro. Vitória justa do FCP por 2-0, mas que poderia ter sido muito maior, não só pela boa exibição do Porto, mas também pela exibição miserável do Vitória.

Para terminar, o domingo desportivo Belenenses e Estrela empataram a zero, num jogo com pouco interesse, mas que a existir um vencedor seria o Belenenses, que apesar de criar poucas oportunidades, foi a equipa mais perigosa.

Chegámos finalmente ao último jogo da jornada, entre Boavista e Guimarães. O Boavista ainda não tinha conhecido o sabor da vitória e precisava urgentemente de pontos e um Guimarães que sabia que se ganhasse poderia distanciar-se de Sporting e Setúbal. Foi sem dúvida o melhor jogo da jornada com o Boavista a conseguir dois golos logo de rajada, mas com um Vitória a reduzir ainda na primeira parte. Na segunda parte o Vitória consegue o empate, num grande lance de Targino, mas o Boavista consegue pôr-se em vantagem de novo por Ricardo Silva. O jogo acaba com um 3-2 favorável ao Boavista, mas em que o Guimarães não pode sair triste porque fez um grande jogo e tudo fez para conseguir ouro resultado, mas para a história fica a vitória do Boavista que se esforçou muito e acabou por merecer o resultado.

Em suma foi uma jornada que não teve muitos casos, não foi uma jornada muito bem jogada, tirando o jogo Boavista-Guimarães, em que ficou também mostrada a subida de forma do Benfica, a prova que o Porto soube reagir bem aos dois empates que tinha tido anteriormente e que com a vitória nesta jornada aconteça o que acontecer na Luz na próxima jornada continuará líder.

Sinal menos para o Sporting que continua em crise, não se encontrando em campo, tendo já um atraso de 10 pontos para o Porto e 6 para o Benfica. Igualmente com sinal negativo ficaram Setúbal e Académica, o primeiro pelo aquilo que prometeu e não um cumpriu e o segundo pela forma como entregou o jogo ao adversário e com isto não quero tirar mérito a Porto e Benfica, que justificaram completamente a vitória.

E pronto chegou ao fim a primeira JOGADA FINAL espero que gostem e que continuem a desfrutar deste grande blog desportivo.

Sem comentários: